Singapura é um estado ainda muito recente. O governo quis um país competitivo e por isso
havia a necessidade de educar para o sucesso. Hoje tem o melhor Índice de Desenvolvimento
Humano (IDH) da Ásia e um dos melhores do mundo. Como conseguiu? Inovando o Método do
ensino da matemática. O Método de Singapura assenta em três teorias edificadoras de:
Jerome Bruner, Zoltan Dienes e Richard Skemp. Neste método, os alunos são convidados
desde o primeiro ciclo a desenvolver o pensamento crítico, partindo do concreto até chegar ao
abstrato. Assenta em três fases: Concreto: envolve materiais manipuláveis que permitem aos
alunos transformar a matemática em algo visual. Pictórico: os alunos usam imagens para
representar um problema. Abstrato: os alunos desenvolvem uma compreensão de
representações abstratas por meio de elementos como números, etc. Uma forma de melhorar
a capacidade dos alunos na resolução de problemas é ajudá-los a visualizar relações
matemáticas abstratas e várias estruturas de problemas através de representações pictóricas.
O Método de Singapura tem servido de inspiração aos professores de matemática, principalmente aos professores de Educação Especial tornando a resolução de problemas acessível para todas as crianças...
Fazendo a interpretação segmentada dos enunciados através de pictogramas motiva a criança para uma resolução do todo, oferecendo segurança e consequentemente motiva a criança para o sucesso na disciplina de matemática.
O Método de Singapura envolve as quatro operações básicas.
Todos conseguem aprender
ResponderEliminarO Método do Método
ResponderEliminarA Metacognição do Método
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