terça-feira, 19 de abril de 2022

Agroescolas em AFC




 

 


 

A turma 5 da EB de Campo de Besteiros, no âmbito do projeto Agroescolas, começou a entrar em ação no mês de outubro com a observação das árvores, no espaço escolar. Posteriormente, pediu-se a todos os alunos que fizessem a recolha de folhas de árvores dos meios onde viviam, em colaboração com os seus encarregados de educação.

Com esta recolha, os alunos observaram os vários elementos da natureza e puseram “mãos à obra”, dando novas formas às folhas, criando vários animais, conforme demonstram as seguintes fotos.

 

As folhas que os alunos trouxeram de casa também foram alvo de análise, ao nível da forma, recorte, nervura, odor e textura e depois foram identificadas. Em simultâneo, começou-se a fazer a reciclagem de caixas do leite para posterior utilização na criação de um jogo.

Em articulação com as disciplinas de Matemática e Artes Visuais, desenhou-se, na borda das caixas, uma moldura com figuras poligonais e não poligonais e, no fim, decoraram-se com pintura de aguarelas. 

 

No dia da árvore, pôs-se em prática o jogo. Um aluno mostrava à turma a moldura com a folha e cada um teria que adivinhar de que árvore se tratava. Após a sua descoberta os alunos fizeram o registo dos benefícios de cada folha/planta.

Uma curiosidade: Verificou-se que grande parte das folhas observadas eram identificadas como sendo do Eucalipto. 

 

No seguimento do projeto “Regime de Fruta Escolar”, a turma foi sensibilizada para o seu consumo e daqui surgiu a ideia de plantar um fruto para dar continuidade a esta prática. Então, os alunos escolheram, em conjunto com as professoras, o morangueiro, por o seu cultivo ser feito agora na primavera e fazer parte dos lanches.  De forma a saber mais sobre esta planta, exploraram-se as suas propriedades nutricionais e verificou- se que tem: vitamina CK, B2, B5, B6 e B9, Cobre, Iodo, Silício, Potássio e Magnésio, e possui pouco valor calórico e também contém propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes.  De seguida pusemos mãos na terra, estrumamo-la e plantamos os morangueiros. Foi muito engraçado, até se encontrou uma minhoca!

Poderemos ver o entusiasmo destas atividades nas seguintes fotografias.

 

1 comentário:

  1. Excelente Trabalho numa Escola Inclusiva! A Agroescolas cumpriu os objetivos curriculares de uma maneira que envolveu completamente os alunos numa Escolaridade Feliz!

    ResponderEliminar

As crianças celebram o 25 de abril